domingo, 11 de setembro de 2016

Como aumentar o espaço livre no HD?

Em algum momento você já deve ter se deparado com falta de espaço no seu HD, se isso ainda não aconteceu, acredite,vai acontecer... Comigo isso tem acontecido principalmente depois que instalei o Arma 2 e todos os seus DLC's e alguns mods do DayZ e mais ainda depois que instalei o Arma 3 todos os DLC's e alguns mods para jogar com zumbis e transformar a experiência do jogo em um DayZ para Arma 3 hehehe. Bom, mas o que eu fiz para resolver o problema de espaço, primeiramente uma coisa que você já deve ter feito, desinstalar programas que não usa faz um bom tempo, depois utilizar um Ccleaner da vida para limpar os arquivos temporários e alguns lixos que ficam no computador. Se você tem o Windows 10 instalado através de upgrade do windows 8.1 e não pretende voltar a usar o windows 8.1, recomendo que você limpe os arquivos da instalação antiga, este é o primeiro passo para liberar espaço do seu HD. Mas tem mais algumas coisas que você pode fazer para reduzir o uso do seu HD, eu consegui reduzir o uso do meu consideravelmente em locais que eu não imaginava que ocupavam tanto espaço.



Se você ainda não apagou sua instalação velha do windows 8.1 faça o procedimento deste link

Além disso você também pode limpar arquivos temporários e verificar melhor como você está usando o espaço do seu HD em armazenamento e uso. Para acessar este local clique no menu iniciar e depois clique em settings como mostra a figura abaixo:


Fazendo isto, você vai ver a janela da figura abaixo onde você vai clicar em Storage ou armazenamento se o seu windows estiver em português. Clicando em Storage, aparecerá o seu disco local na tela, no meu caso o disco local onde os programas estão instalados é o C, escolha o seu disco local onde o windows está instalado e clique nele.


Clicando no disco local onde o windows está instalado aparecerá na sua tela um resumo de todo o uso do seu HD, ou melhor da partição do seu HD que foi escolhida. Você deve esperar um pouco até que um símbolo de carregamento pare de girar, quando ele parar os dados de uso do seu disco local estarão atualizados. Neste local você poderá ver o que está ocupando mais espaço no seu HD, uma dica é perder um tempinho vendo se você pode apagar um pouco do que está ocupando muito espaço. Outra dica é ver se os arquivos temporários estão ocupando muito espaço, se estiver, clique em Temporary files.


Após você clicar em Temporary files, aparecerá a tela da figura abaixo. Nesta tela você poderá apagar os arquivos temporários, no meu caso havia pouca coisa pois apaguei antes de fazer este print screen. 


Agora vem o que pra mim foi o pulo do gato... e garantiu quase 30 GB a mais de espaço livre 

A figura abaixo, mostra o espaço reservado para o sistema, clique nesta opção.


Clicando em System & reserved, você verá a janela da figura abaixo, nesta janela marquei em vermelho o local onde você pode verificar quanto espaço está sendo utilizado com os pontos de restauração do sistema. No meu caso o windows está utilizando muito pouco espaço pois eu já apaguei os quase 30 GB de dados que estavam sendo utilizados pelo sistema. Vamos analisar melhor estes dados abaixo.



 Os pontos de restauração, como o nome já diz, são pontos criados pelo windows onde você pode restaurar o seu sistema caso tenha algum problema, caso algum arquivo do windows seja corrompido e funções do seu windows fiquem comprometidas. Agora vem a dica importante, somente passe deste ponto se o seu sistema estiver funcionando perfeitamente, se você acha que o seu sistema pode ter algum problema, seja ele de vírus ou algum arquivo corrompido, não prossiga com os próximos passos, pois a partir daqui vamos ver como apagar os pontos de restauração criados pelo windows e como criar um novo ponto de restauração.

"Para quem tem algum problema no sistema, tente utilizar algum ponto de restauração de uma data anterior ao seu problema, se o seu sistema voltar a funcionar normalmente você poderá apagar este espaço utilizado pelos pontos de restauração e depois criar um novo ponto de restauração."

Para prosseguir, clique em manage system restore, você verá a tela da figura abaixo:


Nesta tela você deve observar se o seu disco local onde o windows está instalado está com o sistema de proteção por pontos de restauração ligado. Para verificar isto basta olhar no local onde destaquei em vermelho (retângulo 1),  se na aba protection a opção está ligada (on), se estiver seus pontos de restauração estão funcionando. Para apagar seus pontos de restauração clique em configure (retângulo 2) e você verá a tela da figura abaixo:


Nesta tela você verá o espaço que o windows está gastando com pontos de restauração, no meu caso como já comentei são apenas 74,41 MB pois já apaguei quase 30 GB de dados, no seu caso este valor será maior ou menor dependendo de quanto tempo você tem o seu windows instalado sem formatar seu disco local. Para apagar estes dados e liberar espaço no seu HD é só clicar em delete e confirmar selecionando continue. Depois de apagar estes dados você não terá nenhum ponto de restauração na sua máquina, ou seja, se acontecer alguma coisa com seu sistema você terá problemas então vamos criar um ponto de restauração agora ( por isso eu disse anteriormente para prosseguir somente se seu sistema estivesse ok, afinal se ele estiver com problemas você criará um ponto de restauração de um sistema com problemas). Para criar um ponto de restauração volte na janela anterior e clique em create, como mostra a figura abaixo.


Na próxima janela mostrada abaixo defina um nome para o seu ponto de restauração e clique em create.



Pronto agora você tem um ponto de restauração, caso tenha um problema em seu sistema você pode fazer seu windows retornar a este ponto de restauração e funcionar novamente. Deste modo estamos seguros e com mais espaço livre no HD. Um grande abraço a todos e até a próxima!


2 comentários:

  1. Eu exclui os pontos de restauração e não liberou NADA no HD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai depender de quantos GB de dados você tem em pontos de restauração, quando você entrou em System Protection quantos GB de dados estavam sendo usados? Você só vai ver diferença se for a partir de 1 GB senão não irá ter diferença quando entrar em meu computador. Quando fiz esta limpeza dos pontos de restauração pela primeira vez consegui diminuir 6 GB de uso. Consegui isso porque nunca tinha feito uma limpeza e fazia bastante tempo que havia formatado o computador.

      Excluir