sábado, 14 de julho de 2012

Como continuar download interrompido de onde ele parou?

Quem nunca teve um download interrompido depois de baixar a maior parte do arquivo? Acho que todos já passaram por isso algum dia, eu já passei e sei que isso é muito chato, principalmente se o arquivo é grande e se estamos com pressa para utilizá-lo. A boa notícia é que esse download pode ser recuperado e é isso que nós vamos ver nesta postagem.

O que vou mostrar neste tutorial funciona se você utilizar um navegador que salva o arquivo, mesmo sem ter sido completamente baixado, deixando-o com a extensão .part podemos citar como exemplo de navegador o Firefox. 

Para recuperar o download de onde ele parou podemos proceder da seguinte forma:

  • Primeiro precisamos saber se o download interrompido foi salvo onde ele parou, para isso podemos ir até a pasta de downloads e procurar pelo arquivo. O arquivo terá seu nome original mas com a extensão .part no final. Para que o windows mostre a extensão dos arquivos devemos ir até opções de pasta e desmarcar a opção ocultar extensões dos tipos de arquivos conhecidos.


  • Se o arquivo .part foi encontrado poderemos proceder com os próximos passos para retomar seu download. Note que o arquivo vai estar com o mesmo tamanho que estava no momento em que foi interrompido.
  • O próximo passo é baixar o programa wget pois iremos utilizá-lo para retomar nosso download.
  • Depois de baixar o wget, nós iremos criar uma pasta com o nome  wget no disco C e colocar o programa dentro dela . 
  • O próximo passo é copiar o arquivo .part para a mesma pasta onde o wget foi colocado e retirar o .part do nome do arquivo renomeando o mesmo.
  • Depois de renomear o arquivo  e colocá-lo na pasta com o programa wget, devemos abrir o cmd e entrar no terminal da pasta wget digitando cd C:\wget como mostra a figura abaixo.


  • Agora precisamos copiar o link de download do arquivo no site em que fizemos o download, "não é o link do site é o link do download", nessa etapa, muitas vezes o link que copiamos não é o link do download e se não for o link certo o download não vai ser retomado, eu recomendo que o link de download seja obtido como mostrado na figura abaixo, onde fui até o navegador e cliquei com o botão direito do mouse sobre o download e copiei seu link.


  • Depois de copiado o link devemos voltar ao cmd e digitar wget -c link do download feito isso o download será retomado de onde parou. "observem que o cmd nao aceita ctrl + v para colar o link do download, para colar o link clique com o botão direito e selecione colar.




28 comentários:

  1. Parabéns amigo otimo post gostei muito deu certinho valeu!

    ResponderExcluir
  2. eu tenho um arquivo é esse aqui link [http://narod.ru/disk/59039497001.ec1618684117cba8b1f437c89ef0774f/com.gameloft.android.ANMP.GloftN3HM.zip.html] 1,650 GB estava baixando ele pelo Internet download manager 6.11 o arquivo tinha suporte para reiniciar mais quando tentei reiniciar em 1,128 GB parou, esse tutorial ajuda a reiniciar ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você tiver o arquivo de 1,128 GB é possível sim, você só precisa certificar-se de que o link é o link do arquivo, pois as vezes mesmo clicando sobre o botão download em uma página e selecionando copiar link de download, o link pode estar errado sendo da página Html e não do arquivo, como o seu esta no gerenciador acho que não é o caso, tente este procedimento creio que irá funcionar.

      Excluir
  3. To tendo problemas com o IDM e queria fazer esse tutorial, mas, não sei onde ficam os downloads incompletos, será que tu tem alguma dica.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faz tempo que não uso o internet download manager então não sei se vou poder ajudar muito, tenta clicar com o botão direito no download e procurar pasta de destino, talvez encontre o download incompleto.

      Excluir
    2. Um ano depois, o caminho dos downloads incompletos ou que não puderam ser continuados é C:\Users\Usuario\AppData\Roaming\IDM\

      Valeu!


      Juliana.

      Excluir
  4. to com o win 7 aki tem um Wget ou outro programa q posso utiliza??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Wget funciona no Windows 7 procure no google Wget para windows 7 e baixe-o.

      Excluir
  5. Opa, funcionou aqui, valeu! XD

    ResponderExcluir
  6. Bem fiz tudo que esta no tuto porém não é posssível me conectar, dá o seguinte erro :"ERRO 403: Forbidden.". Alguem pode ajudar?. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Veja se o arquivo que você estava baixando está com o mesmo tamanho de quando ele teve falha no download. As vezes acontece de um arquivo parar o download aos 60mb, por exemplo, e ficar com alguns kb de tamanho, se isto ocorrer o Wget não irá funcionar. OBS: Alguns navegadores mantém o tamanho do arquivo ao ocorrer falha no download, outros não, o firefox eu sei que mantém, o Chrome não.

      Excluir
  7. E se eu não souber ou não tiver o link do download?
    Por exemplo, no meu caso, meu computador reiniciou automaticamente e agora?
    Eu vou lá na página do site e faço de novo o download? (Mas será o mesmo link?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa ter o link do download, pra conseguir você vai no navegador clica no arquivo que falhou com o botão direito e seleciona a opção copiar link do download, isso varia de navegador para navegador e outro detalhe, alguns navegadores não mantém o tamanho do arquivo no momento em que ele falhou, se isto acontecer, não será possível continuar o download. Eu sei que o firefox funciona bem, aconselho que utilizem ele para fazer downloads, caso o mesmo falhe há uma maior certeza de que este método funcione.

      Excluir
  8. Obs: Eu fiz o que acabei de te dizer, fui lá na pasta wget, criou-se um novo rar e está fazendo um download normal, não continuando o anterior que eu perdi...
    O que faço nesse caso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isto pode acontecer, dependendo do navegador que você usar e da falha que houve no download. Uma dica é sempre olhar o tamanho do arquivo depois da falha, se você estava com o arquivo em 30mb baixados por exemplo, e na pasta de download o arquivo estava com alguns kb, este método não irá funcionar. Eu notei que o firefox geralmente deixa o arquivo com o tamanho que ele falhou, já o chrome, na maioria das vezes não mantém este tamanho do arquivo, então o mesmo irá reiniciar quase do começo ao utilizar este método. Minha dica é usar o firefox e verificar o tamanho do arquivo, acho que o seu problema foi este. O wget, gera um arquivo RAR como você descreveu, mas ele continua o download de onde ele parou e não reinicia do início.

      Excluir
  9. Cara, isso acontece comigo direto. DOWNLOADS INTERROMPIDOS!!
    Segui o tutorial e deu certinho! Valeu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. to tentando aki mas não consigo, aparece varias linhas de comando mas no final aparece umas Linhas de erro dizendo" ... NAO RECONHECIDO COMO UM COMANDO INTERNO OU EXTERNO, UM PROGRAMA OPERAVEL OU ARQUIVO EM LOTES." o que significa????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confira se fez como manda o tutorial, a principio deveria funcionar. Confira também o link pois o mesmo pode estar incorreto. As vezes, dependendo do navegador o arquivo não fica com o tamanho baixado, se isto aconteceu não poderá utilizar o tutorial.

      Excluir
  11. kra, isso é simplesmente perfeito, estou impressionado! Nem sabia q isso era possível -_-".
    Mas vlw kra, excelente post! me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  12. Consegui continuar o download de uma maneira mais fácil e prática:
    1-baixei o gerenciador de download do windows
    2-após instalar peguei o link do download interrompido e joguei no gerenciador de download, e coloquei pra salvar no desktop para não substituir o antigo arquivo na pasta de download.
    3- pausei o download
    4-recortei o arquivo interrompido do local de origem dele (já estava 60% do download quando a net caiu) e colei substituindo o da área de trabalho.
    5- voltei ao gerenciador e continuei o download, e deu certo, continuou a partir dos 60%...
    6- o nome do antigo download e do novo deve ser o mesmo, senão iniciará um novo download...

    Espero ter colaborado!

    ResponderExcluir
  13. Aqui funcionou, mais quando você disse: "Renomear arquivo" pensei que deveria mudar o nome o nome do mesmo, e não é isso, é so tirar o a extensão .part...ai o download continuo da onde parou tava 95% ele continuo dos 95% show de bola, parabéns !

    ResponderExcluir
  14. Muito bom! deu tudo certo! obrigado pelo Post!

    ResponderExcluir
  15. Uso Windons 8.1 e aqui funcionou diferente do que tá descrito acima.
    ultilizei o navegar IE.

    vc deve ter o wget e tentar baixar o mesmo arquivo que tentou pelo navegador pelo wget.
    usando o comando:
    wget -c http:\\"link do download"
    apos fazer isso, vc dá pausa ultilizando o comando Ctrl+c após pausar.
    vc vai lá na pasta dá um F2 no arquivo pega o nome dele todinho e copia, apos fazer isso vá no arquivo que falhou no IE e renomei com o mesmo nome, depois e só trocar um arquivo pelo outro.
    e ir no wget e colocar o mesmo comando e o link do download.

    veja na foto em janela grande que o download fez um salto de 8% para 59% nada mais que continuado o download anterior:

    http://i.imgur.com/HZOqcz4.png

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela sua contribuição amigo, grande abraço!!!

      Excluir
  16. Sou eternamente grato! Firefox>Chrome (sqn)

    ResponderExcluir
  17. Fiz mais fácil ainda... Usando o FDM travou em 98%, baixando um arquivo *.exe 903MB, dava erro no servidor. Entrei na pagina pra baixar pelo firefox, dei pausa no arquivo, copiei o link de download, troquei o endereço de download no FDM e pronto, continuo tranquilo.

    ResponderExcluir