segunda-feira, 15 de março de 2021

Como aumentar o FPS do DayZ (Atualizado 2021)

Olá galera! Sou fã do DayZ desde a época que ele só existia como mod no Arma 2, joguei horas e horas deste jogo. Quando o DayZ Standalone foi anunciado pra mim foi uma realização! Acontece que nas versões iniciais o jogo ainda precisava de muitas correções e a quantidade de players não era muito grande. Com a liberação dos Mods o DayZ foi ficando cada vez mais popular e a sua comunidade continua crescendo rapidamente. Acontece que desde as primeiras versões do DayZ SA para a versão 1.07, o jogo mudou muito e o DayZ que rodava liso no meu Asus ROG G550jk, passou a dar um grande trabalho para o meu querido notebook. Como a vontade de jogar DayZ era grande e a vontade de comprar outro PC era pequena hehehe, pesquisei incessantemente na internet os melhores tutorias para melhorar o desempenho do DayZ, encontrei vários, mas nenhum deles informava os principais problemas que o PC enfrenta para rodar o jogo, além disso, para quem quer fazer um upgrade no PC para rodar DayZ, nenhum dos tutoriais foi claro o suficiente sobre quais são as peças fundamentais para se fazer um upgrade. Resumindo, eu fiz todos os testes e a ideia desta postagem é esclarecer para vocês tudo aquilo que vocês não vão conseguir encontrar na internet e que eu só consegui saber através de testes na minha máquina e pesquisa com pessoas que jogam o jogo.


Nesta postagem veremos como melhorar o FPS no DayZ e como resolver o problema dos travamentos e engasgos que acontecem no jogo. Primeiramente, quero salientar que a ideia desta postagem é ajudar aqueles que possuem o jogo a melhorar o desempenho do seu PC para rodar o DayZ e dar uma ideia para quem está pensando em comprar o jogo, se o computador que se tem disponível rodará o jogo e em que condições rodará o jogo, tudo isso, a partir de uma comparação com a configuração do meu computador. Se você quer dar um UP na performance da sua máquina para rodar DayZ Standalone, continue nesta postagem. Se você esta pensando em fazer um upgrade do seu computador para rodar DayZ e não sabe quais peças precisa melhorar, leia na integra esta postagem, pois tenho certeza que ao final dela saberá exatamente o que fazer.

As dicas que você vai ver aqui estão atualizadas para a versão 1.07 do DayZ Standalone e foram testadas em Junho de 2020, mas se você ver esta postagem depois que a versão 1.08 do DayZ for liberada, provavelmente todas as dicas vão continuar funcionando.



Resolvi dividir as dicas em grupos, para que as coisas fiquem mais organizadas. Abaixo você verá dicas organizadas da seguinte forma:

  1. Como monitorar o FPS e o desempenho do meu computador ao rodar DayZ;
  2. Configurações no Windows 10 para melhorar o desempenho do DayZ;
  3. Configurações nos arquivos do DayZ para melhorar o seu desempenho;
  4. Configurações na placa de vídeo para melhorar o desempenho do DayZ;
  5. Upgrades no computador para melhorar o desempenho do DayZ;

1 - Como monitorar o FPS e o desempenho do meu computador ao rodar DayZ

Um dos itens mais importantes, ou melhor, arrisco dizer até que "o item mais importante" para se entender a baixa performance de um game em um PC é o monitoramento dos dados de uso de CPU, GPU, memória RAM e disco.

Mas porque isso é tão fundamental? 

Porque só assim, você pode saber qual peça do seu PC esta sendo mais solicitada e qual ou quais delas não estão entregando o desempenho necessário para rodar o game com fluidez. A partir do momento que você tem esta informação, você pode fazer os ajustes no jogo para exigir menos da peça mais solicitada se for possível ou trocar a peça por uma que entregue um melhor desempenho. Além disso, quando você monitora o desempenho da sua máquina durante o jogo, você pode ver quais mudanças na configuração do jogo que foram benéficas e quais não surtiram efeito, não melhoraram FPS e não reduziram os engasgos.

Se você quer aprender a monitorar o desempenho do seu computador enquanto joga, veja esta postagem!

2 - Configurações no Windows 10 para melhorar o desempenho do DayZ


2.1 - Certifique-se que o modo de consumo de energia do seu PC esteja em Alto desempenho (High performance em inglês);

O primeiro passo é você digitar "energia" na barra de pesquisa do windows e clicar na opção "Escolher um plano de energia".


Na próxima tela, você vai escolher Alto desempenho ou High performance se o seu computador estiver com o windows em inglês. 

Se você vai jogar em um notebook, é importante estar com a máquina ligada na tomada, pois com a opção alto desempenho você vai drenar a bateria do seu computador bem rápido.

2.2 -  Ajustar as configurações de desempenho do windows;

Esta configuração é muito importante, principalmente se você dispõe de pouca memória RAM e se o seu processador não é sos melhores. Para ajustar as consfigurações de desempenho do Windows, o primeiro passo é escrever "desempenho" na barra de pesquisa do Windows e o segundo passo é clicar em "Ajustar a aparência e o desempenho do Windows".


Na janela que aparecer na tela, você vai marcar a opção "Ajustar para obter um melhor desempenho" e clicar em OK. Esta opção, vai desligar as transparências, as animações e deixar o Windows mais minimalista, o que vai aliviar bastante o uso de RAM e CPU do seu PC.


2.3 - Desligar aplicativos que funcionam em segundo plano;

O Windows 10 tem muitos aplicativos que ficam rodando em segundo plano e usando memória RAM e o processador. A boa notícia é que você pode desligar estes aplicativos, para isso veja esta postagem!

2.4 - Aumentar a prioridade do jogo no gerenciador de terefas;

O Windows 10 permite que você altere a prioridade de uso de cada programa que está em execução. Este ajuste de prioridade libera mais capacidade de processamento e memória RAM para os apps que tem uma prioridade mais alta. Para ajustar a prioridade do DayZ você deve abrir o Gerenciador de Tarefas (Ctrl + Shift + Esc), ir até a aba Detalhes, encontrar o DayZ e clicar sobre o processo do DayZ, depois clicar com o botão direito, ir na opção definir prioridade e escolher "Tempo Real".




2.5 - Otimizar o Google Chrome desligando processos do navegador que rodam com o navegador fechado;

Para otimizar o Chrome clique nos 3 pontinhos ao lado do seu usuário e escolha a opção "definições".


Na janela que abrir, o primeiro passo e rolar a página até o final e clicar em "Avançadas" para acessar as configurações avançadas do Google Chrome. 


Na janela que abrir, você vai rolar a página até o final e desmarcar a opção "Continuar a executar em segundo plano quando o Google Chrome está fechado".


Fazendo isso, você vai notar que não vão aparecer mais processos no gerenciador de tarefas quando o Google Chrome estiver fechado. Assim você vai economizar memória RAM e reduzir um pouco o uso do seu processador.

3 - Configurações nos arquivos do DayZ para melhorar o seu desempenho

Entre os ajustes que mais surtem efeito no desempenho do DayZ estão os ajustes nos arquivos do jogo. Porém, antes de mexer nos arquivos do jogo, é interessante que você coloque todas as configurações no mínimo dentro do próprio game. Depois que você ajustar todas as configurações para o mínimo, você deve ir até a pasta Documentos do seu computador e então abrir a pasta DayZ. Dentro desta pasta você vai encontrar um arquivo com o nome do seu PC na frente de _settings.DayZProfile , você deve abrir este arquivo para fazer os ajustes necessários.

O caminho da pasta que contém o arquivo pode ser visto abaixo tanto na imagem, quanto escrito em texto, você deve trocar Nome do seu PC pelo nome do seu computador.

C:\Users\Nome do seu PC\Documents\DayZ


Dentro deste arquivo você vai alterar os valores das seguintes opções:

sceneComplexity=150000;
shadowZDistance=70;
viewDistance=1000;
preferredObjectViewDistance=835.16479;
terrainGrid=3.125;

A cada atualização do DayZ a ordem destas variáveis muda um pouco, portanto é importante que você copie os valores acima e cole no local correto e na ordem correta. Estes ajustes vão mudar as configurações do jogo da seguinte forma:

sceneComplexity - reduzirá a complexidade e qualidade do jogo em geral, quanto menor o valor, melhor o desempenho pois diminui a exigência de hardware;

shadowZDistance - altera a distância que as sombras aparecem no jogo, quanto menor o valor, mais desempenho você ganha, pois menos sombras são renderizadas ao mesmo tempo;

viewDistance - altera a distância de renderização do jogo, quanto menor a distância, menor itens serão processadas pelo sua GPU e CPU. Aconselho manter no mínimo 1000, exceto se o seu PC for muito ruim, ai vale a pena tentar baixar, mas pode te atrapalhar no jogo;

preferredObjectViewDistance - distância de renderização dos objetos, similar a opção acima;

terrainGrid - qualidade do solo e grama, quanto menor o valor, melhor o desempenho do seu PC;


4 - Configurações na placa de vídeo para melhorar o desempenho do DayZ

Em breve!!!

5 - Upgrades no computador para melhorar o desempenho do DayZ

Se você esta com dificuldades para rodar o DayZ é importante fazer uma análise do problema e para isso eu indico que você perca um tempinho no primeiro item desta postagem, que se trata de analisar o FPS do seu jogo e o desempenho da CPU, GPU e memória RAM. Se você está com a CPU sempre em 100% de uso ou próximo disso provavelmente você vai precisar de um upgrade de processador, e o mesmo vale para GPU e memória RAM. 
Vou passar pra você um pouco da experiência que eu tive para rodar DayZ no meu notebook. O meu processador nunca passava de 50% de uso, a minha GPU estava sempre perto dos 100% e quando eu tinha 8GB de memória RAM, o uso da memória RAM ficava em torno de 7GB. O DayZ travava bastante e principalmente dentro das cidades a queda de FPS era absurda. Eu rodava o jogo a no máximo 30 FPS e nas cidades baixava para 11FPS. Depois que eu fiz todos os passos desta postagem as coisas melhoraram um pouco, o jogo começou a rodar  em 40FPS e dentro das cidades ficava em torno de 20FPS. Mesmo com esta melhora, acontecia que as vezes o jogo dava uma travada de um segundo, que atrapalhava muito e os drops de FPS eram constantes. 

Minha primeira tentativa foi pelo item mais barato, a memória RAM. Comprei mais um pente de 8GB e fiquei com um total de 16 GB e o melhor, funcionando em dual chanel o que melhora bastante o desempenho. Com os 16 GB os travamentos diminuiram bastante e ficou bem mais fácil de jogar, porém em alguns momentos os tavamentos aconteciam e por azar era geralmente quando eu enontrava algum player. 

Como ainda estava difícil de ser competitivo com os travamentos que agora eram bem menos intensos mas ainda aconteciam, resolvi testar o único upgrade que ainda era possivel fazer em um notebook, a troca do HD por um SSD. Galera, por incrível que pareça, depois que mudei a pasta de instalação do HD para um SSD, os travamentos pararam de acontecer. Hoje, meo notebook roda o DayZ a uma média de 50 FPS em alguns locais cai para 40 FPS e ainda consegui mudar algumas especificações para o médio e ligar o antialising. Consigo também fazer live ao mesmo tempo que jogo, obviamente a imagem não fica das melhores pois quase tudo esta no Low e o FPS não é dos melhores, chega a conclusão de que o SSD e memória RAM de 16GB são essenciais para o DayZ. Abaixo vou deixar as especificações do meu PC e se quiserem conferir os videos das lives para ver como roda o DayZ no meu PC, vou deixar o link do canal no youtube também, é só entrar em vídeos ao vivo para ver as lives. 

Especificações PC:

Notebook ASUS ROG G550JK
Processador: Intel(R) Core i7-4710HQ 2.5GHz
Memória RAM: 16GB RAM 1600 MHz
Pláca de Vídeo: Geforce GTX 850M 2GB VRAM
SSD Kingston 250GB - Leitura: 555Mb/s e Gravações: 515Mb/s





Nenhum comentário:

Postar um comentário