segunda-feira, 8 de junho de 2020

Como monitorar o FPS durante o jogo?

Nesta postagem vamos ver como monitorar os dados de utilização do seu PC e o FPS que a sua máquina está entregando enquanto você joga. Fazer este monitoramento é extremamente importante para que você possa configurar o jogo de uma forma mais otimizada e acaba sendo mais importante ainda se você está pensando em fazer um upgrade no PC. Para fazer este monitoramento, vamos utilizar o MSI Afterburner em conjunto com o Riva Tuner. 

Instalação do MSI Afterburner e Riva Tuner

O software MSI Afterburner e o Riva Tuner são gratuitos e podem ser baixados neste Link. A instalação é simples e intuitiva, preste atenção apenas para não desmarcar o Riva Tuner no momento da instalação, deixe como está na figura abaixo e clique em Próximo. 


Como configurar o MSI Afterburner


Depois de instalar o software, clique no ícone que foi criado na área de trabalho para iniciá-lo. Fazendo isso, você verá a tela inicial do programa, nesta tela você vai clicar na engrenagem conforme mostra a seta vermelha na figura abaixo.


Após clicar na engrenagem, você verá uma tela como a da figura abaixo. Nesta tela, certifique-se que o nome da sua placa de vídeo está aparecendo no campo com a seta vermelha, se neste local estiver o Intel HD Graphics, clique na seta e escolha a sua placa de vídeo.


Após escolher a sua placa de vídeo, clique na aba "Monitoramento" para escolher quais dados você quer monitorar. Nesta aba, você verá todos os sensores de monitoramento disponíveis conforme mostra a figura abaixo. Para escolher o que você quer monitorar clique no símbolo "v" para que ele fique destacado, como mostra a seta vermelha com número 1 na figura abaixo. Veja que na coluna propriedades, aparece a palavra "tela" (seta vermelha número 2), o que quer dizer que este item que esta sendo monitorado será apresentado na tela do jogo. Para escolher os sensores que serão mostrados na tela durante o jogo, você precisa marcar a check box "Exibir informação na tela" como mostra a seta vermelha com número 3 na imagem abaixo. No lado direito desta opção você irá escolher como esta informação irá aparecer, no caso da imagem abaixo está escolhida a opção "Texto", mas você pode escolher entre 3 opções, Texto, gráfico e gráfico e texto, só tome cuidado para não poluir muito a sua tela. 


Após escolher os dados que serão monitorados, você precisa escolher uma tecla de atalho para habilitar e desabilitar as informações da tela. Para fazer isso clique na aba "Informações na tela" e escolha as teclas de atalho pressionando todas elas ao mesmo tempo, no meu caso escolhi as teclas Ctrl + Alt + Z, como podem observar na figura abaixo.


Quais informações devo monitorar

O MSI afterburner permite que você monitore diversos sensores, mas acredito que informação demais vai acabar poluindo a sua tela e confundindo a sua cabeça, além de ser muitas vezes desnecessário ter tanta informação, portanto vamos aos itens mais importantes para você monitorar, vou listá-los abaixo:

  • Temperatura da GPU 1 
  • Uso da GPU 1
  • Uso da GPU 2 (se você tiver uma placa de vídeo dedicada, a GPU 2 será o processador gráfico integrado ao seu processador, no meu caso o Intel HD Graphics 4600)
  • Uso da VRAM da GPU 1
  • Uso da VRAM da GPU 2
  • Frequência da GPU 1
  • Frequência da VRAM da GPU 1
  • Limite de Temperatura da GPU 1
  • Temperatura da CPU
  • Uso da CPU
  • Frequência da CPU
  • Uso de RAM
  • Taxa de Quadros (Este é o seu FPS, neste caso eu uso a opção texto e gráfico) 
  • Tempos dos quadros
  • Taxa de quadros mínima
  • Taxa de quadros média
  • Taxa de quadros máxima
  • Taxa de quadros 1% Low
  • Taxa de quadros 0,1% Low

Como saber onde está o gargalo do seu computador

Vou falar uma coisa um pouco óbvia, mas o mesmo assim acho importante falar hehehe. Para saber onde está o gargalo do seu computador, basta analisar os dados abaixo

  •  Uso da GPU 1 (se estiver sempre próximo de 100% pode ser o gargalo da sua máquina)
  •  Uso de VRAM (se estiver próximo da memória total da sua placa de vídeo o gargalo pode ser a memória da placa de vídeo)
  •  Uso da CPU (se estiver sempre próximo de 100% pode ser o gargalo da sua máquina)
  •  Uso de RAM (se estiver próximo da memória RAM total da sua máquina o gargalo pode ser a memória RAM)
  •  Temperatura da CPU (de preferência abaixo de 90° C, importante verificar o limite do seu equipamento)
  •  Temperatura da GPU 1 (de preferência abaixo de 90° C, importante verificar o limite do seu equipamento)
A partir do monitoramento destes dados você pode ir ajustando as configurações do jogo, reduzindo a qualidade do mesmo para que ele possa rodar na sua máquina. Caso o jogo rode de uma forma que você consiga jogar, ajuste as configurações para que a temperatura tanto da CPU, quanto da GPU, fiquem abaixo de 90°C de preferência, assim você vai garantir a vida útil do seu PC.

Para servir de exemplo, quando meu computador tinha 8GB de memória RAM, o uso da memória RAM oscilava em alguns jogos entre 5GB e 7,8 GB, então se ao rodar um jogo, o uso de memória RAM ficar por um bom tempo próximo do limite, o gargalo pode ser a memória, pois o Windows provavelmente não vai deixar o uso chegar exatamente nos 100%. Depois que eu adicionei mais um pente de memória de 8GB, ficando com 16GB de RAM, os mesmos jogos passaram a usar na maior parte do tempo entre 7 e 10GB. O gargalo de memória no meu caso, causava diversos travamentos e em alguns casos lentidão, não ocorria o tempo todo mas sim quando o computador era mais solicitado.

Pode acontecer também de você baixar todas as configurações e ficar relativamente longe dos limites da CPU e GPU e mesmo assim o seu jogo apresentar alguns engasgos. Mais uma vez usando o meu notebook como exemplo, quando eu jogava jogos de mundo aberto, acontecia de não estar usando o processador nem perto do limite (40% de uso para ser preciso), não estar usando a GPU no limite (70% de uso da GPU) e mesmo assim o jogo apresentar engasgos. No meu caso isto só foi resolvido quando instalei um SSD na máquina e instalei o jogo no SSD, a partir dai o jogo não apresentou mais travamentos. 

Para resumir, cada caso é um caso, mas podemos chegar a conclusão de que o monitoramento do uso da sua máquina é fundamental para desvendar o problema. No seu caso pode ser uso de memória ou uso de CPU ou até mesmo temperatura por ressecamento de pasta térmica hahahah, você só sabera monitorando.

Um grande abraço a todos, fiquem com Deus e deixem seus comentários, será um prazer ajudar!!!


 




Nenhum comentário:

Postar um comentário