quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

QR code o que é e para que serve?

Quem nunca viu uma imagem estranha que mais parece um labirinto enquanto navegava pela internet? 
E se lhe dissessem que essa imagem é uma espécie de código de barras interpretada por celulares? Mas afinal para que essa imagem serve? Bom, aquela imagem indecifrável por nós, pode ser interpretada por um Smartphone e direcionar o mesmo para um endereço na internet, poupando o tempo que teríamos de inserir o link no navegador, agora ficou melhor não é? Mas e como o Smartphone interpreta isso? Esta resposta é bem simples, para interpretar o código é necessário um aplicativo que leia a imagem e decodifique esta imagem transformando-a em um link, o melhor aplicativo que conheço para isso é o QR Droid que além de ler o código também pode criar um QR code através de uma URL que você fornecer. 

Para saber como ler um QR code e   também como criar um QR code neste aplicativo 
Primeiramente o QR Droid deve ser instalado no seu celular, ele pode ser facilmente encontrado na Play Store pesquisando pelo seu nome "QR Droid". Depois de instalado, ler um QR code é muito fácil, você deve abrir o aplicativo e posicionar a câmera do seu Smartphone em frente ao código e ele será reconhecido automaticamente, dando a opção de acessar o link através de um navegador instalado no celular. A figura abaixo apresenta a tela inicial do aplicativo lendo o QR code do próprio QR Droid.

Para criar QR codes o QR Droid possui diversas opções, códigos para endereços na internet, para pagamentos do paypal, rede wifi, imagem, calendário de eventos, etc. A figura abaixo mostra algumas opções do aplicativo para criação de QR codes. 


Para a criação de um QR code do meu outro blog o CADBlog foi feito o seguinte procedimento:
Utilizou-se o comando Web Address, para gerar oo QR code do link, no campo titulo foi colocado o nome do Blog e no campo endereço da web foi colocado o link do site  CADBlog http://cadblog2010.blogspot.com.br/. Depois de preenchidos os campos necessários, gerou-se o código que pode ser gravado como imagem ou já compartilhado nas redes sociais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário